Pular para o conteúdo principal

Empresários, não gostam de trabalhar? Então para quê sabotar? Para quê trapacear?

Por Marcelo Pereira

O moralismo conservador é bem hipócrita. Crentes de possuírem o "copyright" de valores elevados como o trabalho, a religiosidade e o patriotismo, nada disso é posto em prática e o que se vê nos conservadores é uma ganância ensandecida e um desejo grande de vencer de forma mais fácil possível, de preferência passando por cima dos outros.

O golpe de 2016 e a "saída do armário" de um neo-conservadorismo semi-sádico mostram que os empresários, maestros dessa nova onda retrógrada, estão muito a fim de gastar e nada a fim de competir com as forças progressistas que vem ganhando eleições nos últimos anos e poderão ganhar as próximas. 

Como transferir defeitos próprios para os outros é especialidade dos conservadores, o jeito foi lançar mão de toda a calúnia e difamação para tentar enganar a sociedade inventando a falácia de que quem ajuda os mais pobres é corrupto e sanguinário e que bons mesmos são os magnatas gananciosos, supostamente dispostos a distribuir dinheiro para todo mundo (e nunca distribuem).

Além do golpe, as reformas e as vendas de riquezas e empresas públicas, mostram que o grande empresariado brasileiro no fundo não está a fim de trabalhar e sim a fim de lucrar muito de forma bem fácil, rápida e garantida. Como não pensam a longo prazo, agem como corsários e invadem o espaço dos outros e simplesmente tomam para si, pensando serem donos de tudo.

Porque não trabalhar duro, enfrentar a concorrência e esperar que o tempo traga os lucros merecidos? Porque trapacear mudando leis (como fizeram, impondo a escravocrata reforma trabalhista), tomando para si bens públicos e manipular as mentes das pessoas através da mídia e de grupos fascistas para que todos aprovem e apoiem todo o saque feito pelos capitalistas gulosos? Falam tanto em defesa do trabalho, porque não trabalhar?

O trabalho inclui respeito aos outros. Respeito a quem quer trabalhar honestamente, sem a truculência de passar e cima e tomar bens alheios para alimentar uma ganância que sempre se mostrará nociva à coletividade. Esses empresários - e não vamos generalizar a classe, há muitos empresários que reprovam as atitudes dos empresários golpistas - não sabem o mal que causam e para manter seus pomposos supérfluos, impedem multidões de terem o mínimo necessário.

Se gostam de trabalhar, porque não desistem de mudar leis e criar golpes, crises e se envolver em corrupção? Aceitem as regras do jogo, que nos governos progressistas, tentavam favorecer, senão a todos, pelo menos a maioria de pessoas de todas as classes, e se esforcem para que os lucros cheguem de forma limpa sem o banho de sangue, suor e lágrimas que vocês estão acostumados a impor aos mais fracos.

Trabalho honesto é trabalho com esforço, mas acima de tudo, trabalho com respeito ao direito alheio. Seres humanos tem as mesmas necessidades e privá-las para satisfazer ganância é a verdadeira crueldade que nunca aparece nas páginas policiais. Pensem nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Reforma Trabalhista, Crise de 2008 e Pejotização

Por Marcelo Pereira A Reforma Trabalhista aprovada no governo golpista de Michel Temer, para quem leu todos os pontos detalhadamente e conhece como funciona as mentes dos maiores empresários do país, sabe que a mesma eliminará a dignidade do mercado de trabalho brasileiro a partir de agora.  Na melhor das hipóteses, entraremos numa espécie de sistema de bicos, onde o emprego de carreira se torna um privilégio de poucos enquanto a maioria terá que se virar com formas precárias de empregos instáveis, sem o direito de administrar os gastos com salários, já que estes se tornam uma incerteza sem garantias, podendo ser cancelados sem aviso tendo a alegada crise como justificativa. Temer foi um instrumento utilizado pelo "Deus-mercado" para realizar um golpe que servisse para preservar a ganância dos empresários, preocupados com os danos causados com a crise mundial de 2008. Em 1929, uma crise semelhante fez surgir o Nazismo na Alemanha, com medidas danosas aos cidadãos