Pular para o conteúdo principal

Nada a comemorar

Por Marcelo Pereira

Hoje deveria ser uma data comemorativa, mas a realidade sugere que temos muito mais a refletir e protestar do que comemorar. Aliás não há motivos para comemorar. 

Os verdadeiros trabalhadores, que pegam no peso, na sujeira e nas dificuldades para ganhar um mísero trocado, nunca tiveram vez e voz no sistema Capitalista, criado para beneficiar apenas quem distribui ordens em troca de imensas fortunas nunca justamente distribuídas. 

Se tem alguém com motivos a comemorar, são os patrões. Isso até a economia mostrar que fracassa quando o poder de consumo da classe trabalhadora se reduz, fechando as portas de inúmeras empresas dependentes da circulação de dinheiro.

As grandes empresas sim, tem que comemorar bastante. Os donos do gigantesco capital são na verdade rentistas e lucram pouco com o movimento da economia. Seus maiores ganhos vem do rentismo, que é a dependência do mercado especulativo (bolsa de valores, juros, ajuda de governos, etc.) e por isso que grandes empresários deram o golpe sem se importar com a destruição da economia. A fortuna que garante suas vidas nababescas não vem da produção. Vem de outras fontes.

Já o trabalhador, coitado. Tradicionalmente sem amparo, com poucas conquistas adquiridas após muita luta, não raramente sangrenta, segue ainda mais miserável, sem salário e sem direitos. A irresponsável Reforma Trabalhista, que na verdade é pró-patronal, reduziu o trabalhador a um equipamento a ser adquirido com o menos custo possível. E equipamento não fala, não tem direitos, não reclama e não merece viver. Se um pifar (morrer), simples: troca-se por outro, ainda mais barato.

Mas trabalhadores são seres humanos. Patrões se esquecem que a Administração sempre se evoluiu ampliando direitos a trabalhadores. Trabalhador feliz produz mais e melhor. Trabalhador é consumidor. Trabalhador ganhando bem, paga bem e movimenta a economia. Todos ganham com o bem estar do trabalhador. Só os empresários brasileiros (os grandes por seres rentistas, os pequenos e médios por serem burros) nunca se lembram deste valioso detalhe.

Hoje estamos com a economia brasileira em frangalhos. Imagine um monte de escombros empilhados aleatoriamente, após a demolição de um grande prédio. Este é o cenário que define a situação de nossa economia liderada por uma horda de irresponsáveis predadores parasitas que passam por cima de tudo e de todos para alimentar sua ainda mais irresponsável ganância.

É um dia muito triste para todos. Empresários de médio e pequeno porte já começam a ter prejuízo. Os grandes e gigantes fogem do país depositando suas fortunas ganhas de modo nem sempre honesto em paraísos fiscais em algum lugar distante. E os trabalhadores seguem convertidos em escravos, tendo que suar mais do que o saudavelmente recomendável em troca de poucos trocados para comer langanhos nada saudáveis.

Triste o nosso cenário. Não sabemos quando terminará. Aliás nem há sinais de que isso terminará. No momento, nada temos a comemorar. Por isso mesmo que o dia do trabalhador cai no mesmo mês em que lembramos da escravidão. Talvez hoje seja de fato o Dia do Escravo. É o que todos nós, que não somos rentistas, nunca passamos de ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios de uma Administração progressista e humanitária

Por Marcelo Pereira Hoje, a Administração necessita urgentemente de uma novíssima fase. Mesmo com as mudanças feitas, a teoria e a prática da Administração ainda tem velhos estereótipos em sua base. Essencialmente mudou muito pouco. A Administração ainda está muito vinculada ao Capitalismo e ao ganancioso desejo pelo lucro.  Os novos teóricos que se manifestam falam em humanismo, que pessoas são o principal ativo das empresas e bla-bla-bla, mas se vê que na prática a coisa é bem diferente. As faculdades de Administração, ao invés de serem polos de formação de gestores, acabam sendo uma fábrica de a aspirantes a magnatas egoístas, gananciosos e preconceituosos. Confundem arrivismo com ambição. É preciso parar com esta mentalidade infelizmente arraigada à ideia de Administração. O Capitalismo está velho e acabado. Tenta melhorar a sua aparência, modernizar a sua capacidade de sedução, mas não consegue enxergar que a realidade atual exige pessoas realmente altruístas (sem a h

Crise escancara fracasso do Neoliberalismo, forma parasitária do Capitalismo

Por Marcelo Pereira O Brasil está vivendo um triste momento histórico nos últimos dias, que certamente iniciará algum tipo de ruptura, ainda não se sabe de que lado for. Pois o caos instalado pode criar uma ruptura que favoreça a população ou uma ruptura que preserve os interesses dos capitalistas que parasitam toda a economia para que tudo aconteça a favorecer a sua faminta ganância. Economistas sérios - não confunda com banqueiros disfarçados de economistas ou com economistas pagos pela grande mídia a discutir o sexo dos anjos - garantem que o Neoliberalismo está com os dias contados. O contexto do século XXI não comporta uma ideologia baseada na ganância e no lucro imediato. O Neoliberalismo deve ser extinto para que a economia encontre seu rumo e possa beneficiar o maior número de pessoas e não uma meia dúzia de magnatas. A crise de 2008 foi bem sintomática e serve como uma prova real de que o Neoliberalismo é um sistema não apenas obsoleto como nocivo a humanidade. É

Ganância não é mais defeito: virou qualidade. Desde que você não a chame de "ganância"

Por Marcelo Pereira Toda vez que eu ouço coisas desagradáveis sobre o Capitalismo e as crises e problemas resultantes, nunca ouço análises que sejam capazes de responsabilizar a ganância típica desse sistema pelos erros consequentes. Fica a impressão que para todos, o problema da ganância é subjetivo, algo que deve ser ignorado em análises mais técnicas e objetivas.  Um erro, pois sabemos muito bem que a ganância não somente é a origem de grande parte dos erros capitalistas como também a base que sustenta este sistema. Não dá para ser capitalista sem ser ganancioso. Isso é fato. Se deixar de ser ganancioso, deixa de ser capitalista para ser o que o genial ex-chanceler Celso Amorim classifica como "socialismo democrata". Mas ser socialista em um mundo individualista pega muito mal, não é? Não é coincidência que o crescimento dos ideais direitistas ocorra simultaneamente com o aumento do sentimento de individualismo na maioria das pessoas. Passar a perna no outro d